segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Principais escritores do Neo-Realismo Brasileiro

Encontramos bons exemplos de produção neo-realista brasileira nas obras de José Américo de Almeida, autor de A bagaceira (1928), Rachel de Queirós, autora de O Quinze(1930), e Jorge Amado, autor de O país do Carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), Jubiabá (1935), Capitães de areia (1937) e Os subterrâneos da liberdade (1946), entre outras.



Os principais representantes do período, porem, são José Lins, do Rego e Graciliano Ramos, aos quais vamos dedicar nossa atenção.


Erico Veríssimo

(1905 – 1975)





A obra de Erico Veríssimo rastreia o ambiente citadino do Rio Grande do Sul, do qual elabora um panorama histórico e poético, com uma prosa límpida, tendendo ao impressionismo. Entre outras obras, escreveu: Clarissa (1933), Caminhos cruzados (1935), Musica ao longe (1935), Olhai os lírios do campo (1938), O resto é silencio (1943) – atingindo a maturidade expressiva com a trilogia. O tempo e o vento (1949 – 1962). O senhor embaixador (1965), O prisioneiro (1967) e Incidente em Antares (1971), obra na qual revela as dimensões de seu engajamento ideológico, constituem as produções mais recentes do escrito.






Jorge Amado

(1912 – 2001)



 


 Jorge Amado apresenta duas fases distintas em sua travessia literária: à primeira, de claro engajamento social e político, pertencem as obras mencionadas, entre outras. Já suas produções mais recentes como Gabriela, cravo e canela (1958), Dona Flor e seus dois maridos (1966), A tenda dos milagres (1969), Teresa Batista cansada de guerra (1975) e Tieta do Agreste (1977), “assemelham-se a crônicas amaneiradas de costumes provincianos”.






José Lins Rego

(1901 – 1957)



 
 Autor expressivo da prosa literária, José Lindo do Rego nasceu no engenho Corredor, município de Pilar, região canavieira da Paraíba. Sua infância e juventude estão parcialmente registradas nos primeiros romances que escreveu, de caráter memorialista: Menino de engenho (1932), Doidinho (1933), Bangüê (1934), O moleque Ricardo (1936), entre outros. Fogo morto (1943) é sua obra-prima, a síntese da obra literária que produziu. Morreu no Rio de Janeiro, aos 56 anos. Filho da aristocracia dos senhores de engenho do Nordeste, assistiu à decadência de sua classe e à ascensão dos usineiros. Intelectualmente, ligou-se ao grupo regionalista do Recife, sofrendo forte influência de Gilberto Freyre.






José Lins do Rego e o ciclo da cana-de-açúcar



José Lins do Rego criou, em seus romances, o testemunho da decadência dos antigos engenhos açucareiros do Nordeste – convertidos em usinas num processo de modernização reconhecidamente conservador, pois manteve praticamente intatas as estruturas sociais e políticas. Essa é a marca mais forte de sua produção literária, que partiu do memorialismo e, de romance a romance, foi ganhando em consistência e densidade. Assim, ao longo de uma trajetória singular, o escritor converteu-se num dos grandes mestres da transposição estética da cultura popular de sua terra. O lirismo e a naturalidade da linguagem constituem traços bastante significativos dessa obra que realiza a difícil síntese de conjugar denuncia social e qualidade literária.


Estão presentes no fragmentos de cada uma das três partes em que se divide o enredo de Fogo morto – romance que utiliza uma pluralidade de perspectivas para tematizar a decadência dos engenhos açucareiros do Nordeste, os problemas do latifúndio, do coronelismo, da seca, do cangaço e de violências policiais e políticas.


Graciliano Ramos

(1892 – 1953)



 
Considerando o maior representante da geração neo-realista nordestina, Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, Alagoas. Foi o primogênito de um casal sertanejo de classe média que teve quinze filhos. Autodidata em literatura, elegeu-se prefeito da cidade de Palmeiras dos Índios, renunciando ao cargo em 1930 por motivos políticos.


Nomeado diretor da Instrução Pública de Alagoas em 1933, três anos depois foi demitido e preso, acusado de subversão comunista. O relato de sua experiência na prisão encontra-se em Memórias do cárcere, publicadas em 1953.


Em 1945, já considerado nosso maior romancista, depois de Machado de Assis, entrou no Partido Comunista de Brasileiro. Em 1951, elegeu-se presidente da Associação Brasileira de Escritores e, no ano seguinte, visitou a Rússia e os países socialistas, experiência que relatou na obra Viagem. Faleceu no Rio de Janeiro.


Graciliano Ramos é uma unanimidade em nosso país e também fora dele, quanto à mestria de sua obra, múltipla e impar, nos caminhos que trilhou.


Denunciou a desumanização do homem, seja instituindo a humanidade dos deserdados da seca nordestina, seja recriando a desumanidade dos “vencedores”, cuja alma se perde em nome da aquisição da propriedade.


Outro aspecto no qual se debruçou de maneira irrepetível é a discussão do papel do escritor num mundo degradado e sem sentido, onde impera a violência e a brutalização.


Vidas secas de Graciliano Ramos, estruturado em capítulos que parecem “peças autônomas”, isto é, que se encaixam de forma descontinua, o romance se debruça na trajetória de uma família obrigada periodicamente a fugir da seca nordestina e por isso tornar-se nômade, sem teto que não seja transitório, nem perspectiva de trabalho que não seja ocasional.


Assim, as péssimas condições climáticas e a opressão social fazem com que as personagens de Vidas Secas – Fabiano, sinhá Vitória, os filhos e Baleia, a cachorrinha que age, pensa e sente como gente – sejam silenciosas e hostis, comportem-se como seres incomunicáveis, não apenas em relação as pessoas da cidade, mas também em relação a si próprias. Entretanto, o narrador, relativizando a sua condição de bichos, de brutos, desvenda-lhes a humanidade submersa, reinventa o mundo interior de cada uma delas.

3 comentários:

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